sábado, 1 de junho de 2013

Serra da Estrela


A serra da Estrela situa-se no Centro-Este de Portugal. É um maciço montanhoso culminante de Portugal e constitui a parte oriental de um alinhamento, que se estende cerca de 115Km, desde a região da Guarda até ao maciço da Lousã. Eleva-se sobre as planícies do Mondego e do Zêzere. Ao longo do tempo geológico, a Serra foi dobrada e erguida, e subsequentemente, desgastada pelas diferentes formas de erosão. Muitas das estruturas geomorfológicas têm origem glaciária.

 
 
 
 

Conceitos importantes
Caos blocos – São blocos rochosos, normalmente de granito, que se formam devido a fenómenos de erosão e meteorização.
Moreia – Acumulação de sedimentos transportados pelo glaciar. Caracterizam-se por serem de diferente granulometria e muito angulosos.
Moreia lateral – Forma-se nos lados do glaciar, na proximidade das vertentes, por incorporação do material que sofreu abrasão ou que foi fragmentado pelos ciclos de gelo e degelo da água.
Moreia de fundo – forma-se pela deposição de material debaixo do gelo do glaciar, em contacto com o substrato;

Moreia mediana – forma-se quando as moreias laterais de dois glaciares alpinos se fundem, passando a localizar-se no centro do glaciar;
Diáclases – fraturas nas rochas resultado da descida da densidade e temperatura a que estas estão sujeitas em profundidade;
Rochas estriadas – Rochas que revelam a ação erosiva do glaciar, no qual o arrastamento de material rochoso transportado pelo glaciar formou estrias.
Blocos erráticos – Blocos rochosos transportados pelos glaciares, por vezes para longas distâncias, podendo ter uma composição litológica diferente do substrato.


1 comentário:

  1. Gostei muito! Tem algumas imprecisões científicas mas não muito graves...

    ResponderEliminar