terça-feira, 30 de abril de 2013

Gravuras Rupestres de Foz Côa


Em Novembro de 1994 em Foz Côa foram encontradas gravuras rupestres do paleolítico superior, que começou na Europa entre 35 e 40 mil anos e terminou à 10 mil anos.

Foi nesta altura que apareceram os Homo sapiens sapiens, tendo sido eles os autores destas gravuras.

As gravuras são normalmente de animais de caça, muitas vezes sobrepostos, o que é típico da arte
paleolítica. Eram feitas a picotado e a brasão, e têm mais de 20 mil anos.

A 30 de Julho de 2010 foi inaugurado o museu de Côa.








terça-feira, 23 de abril de 2013

O Tsunami do Índico 2004


Foi pelas 8h da manhã do dia 26 de Dezembro de 2004 que ocorreu o famoso Tsunami no Oceano Índico.

 
Começou com um terramoto que teve o seu epicentro no mar a oeste da ilha Sumatra (Indonésia) no Oceano Índico, a 30 km de profundidade, com uma magnitude de 9,3 na escala de Ritche, sendo o sismo mais violento registado desde 1960.

Este foi causado por uma ruptura na zona de subducção onde a placa tectónica da Índia (oceânica) mergulha por baixo da placa de Burma (continental). A placa oceânica estava a deslocar-se em direção à placa continental, cerca de 7cm por ano, mas em vez de continuar a deslocar-se ela travou, e por esse motivo, 1100km da placa continental projetou-se certa de um 1,80m para a frente. Este acontecimento causou uma grande tensão entre as duas placas, que levou á libertação de uma grande quantidade de energia, uma energia equivalente á explosão de milhares de bombas atómicas como a que destruiu Hiroshima, provocando assim o sismo.


Ao tremor de terra seguiu-se o Tsunami com cerca de 10m de altura que devastou as zonas costeiras. As gigantescas ondas atravessaram o Oceano Índico e provocaram a destruição nas zonas costeiras da África Oriental, nomeadamente na Tanzânia, Somália e Quénia.































Também países como Sri Lanka; Índia, nomeadamente os estados de Tamil Nadu, Andhra Pradesh e os arquipélagos Andaman e Nicobar; Indonésia, ilha de Sumatra, no estado de Banda Aceh; Tailândia, especialmente as estâncias turísticas das Ilhas Phi Phi e Phuket; Malásia; Ilhas Maldivas, onde dois terços da capital, Malé, foram inundados pelo tsunami; Bangladesh, foram muito afetados.

Sismo no Irão


No passado dia 9 de Abril de 2013 pelas 12:53h, hora de Lisboa, ocorreu no sul do Irão um forte sismo de magnitude 6,3 seguido de dez réplicas com uma magnitude inferior a 5,4.
O epicentro do sismo inicial situa-se a 10km de profundidade e 89km a sudoeste de Bandar Bucheh, e as réplicas, que aconteceram 15 minutos depois, ocorram às 13:05h, a 98km do mesmo local.
Apesar dos acontecimentos geológicos, a central nuclear situada em Buchehr não ficou danificada.



domingo, 21 de abril de 2013

Islândia dividida em duas grandes ilhas




A Litosfera está dividida em várias placas que flutuam sobre a astenosfera (camada com características plásticas) e que se movimentam ao longo do tempo devido as correntes de convecção.

A Islândia é uma ilha que se encontra situada entre duas placas tectónicas a placa da américa do norte e a da eurásia estas tendem a afastar-se em média 2.5 cm por ano. Os geólogos preveem que a Islândia poderá vir a se dividir e formar duas grandes ilhas.



No parque nacional de Thingvellir é possível ver a fenda de cerca de 60 metros de profundidade que se foi originando ao longo do tempo, nesta fenda é possível observar varias falhas e pequenos vulcões que lançam lava e agua quente que logo é arrefecida devido á temperatura da água ser baixa.

O fotógrafo britânico Alexander Mustard e alguns colegas mergulharam na fenda e registaram imagens incríveis que despertaram decerto muito a curiosidade de turistas que sejam aventureiros e gostem de mergulho.